segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O VALOR DO MATRIMÔNIO E DA RECONSTITUIÇÃO DAS BASES FAMILIARES PAUTADAS NO VERDADEIRO AMOR

Prof. José Sérgio dos Santos - Pedagogo - 
Aluno do Curso de Extensão para Leigos Teologia I
 FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina)

No VIII Encontro Mundial de Famílias e na missa realizada na Filadélfia, Papa Francisco disse: “Deus semeia a sua presença no nosso mundo, porque “é nisto que está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou primeiro.” (1 Jo 4, 10), para uma multidão no B. Franklin Parkway  e  na Basílica de São Pedro e São Paulo, diz que “a Família é uma fábrica de esperança”, exorta aos fiéis católicos na defesa do matrimônio, resgatar o momento para celebrar a importância do AMOR na vida conjugal e na preservação simples e da caridade e fidelidade ao dar um passo importante no relacionamento conjugal, onde disse, também, “que crianças e idosos devem receber especial cuidado no seio familiar”.
Quando duas pessoas através do AMOR resolvem UNIR-SE EM MATRIMÔNIO e querem formar uma FAMÍLIA, elas não se precisam e sim, devem se completar mutuamente.
Cada um dos noivos possuem a sua INDIVIDUALIDADE, eis que formam duas colunas fortes e sustentadas pelas bases de suas famílias, que INTEIRAS, irão se COMPLETAR. Harmonicamente vão dar sustentação ao alicerce da construção e formação de uma nova FAMILIA, na Fé, com Lealdade, Dignidade, Confiança, Respeito, Amizade, Formação do Caráter, na Educação, na Virtude, Honra e no AMOR, principalmente, cujas virtudes e valores éticos, cada um dos noivos trazem na sua bagagem que adquiriram com os seus pais.
Na Filadélfia, o Pontífice destacou também que “a santidade, assim como a felicidade, está ligada aos pequenos gestos que, mesmo sendo mínimos, fazem toda a diferença na vida do outro. E chama de gestos miraculosos as ações simples como a bênção antes de dormir, o abraço ao retornar de um dia de trabalho praticados por mãe, avós, pai, filho e acompanhados de ternura, afeto”, valores que foram esquecidos com o tempo.
Portanto, quando dois jovens ainda procuram VIVER UMA VIDA A DOIS, em matrimônio, estão indo INTEIROS! Não são duas metades que irão se completar. Cada um deles possuem a sua INDIVIDUALIDADE, no PENSAR, no SENTIR e no AGIR.
E será na DIFERENÇA que ambos irão se COMPLETAREM. Vão aprender a conviver com os contrários, com a adiversidade da vida. Entretanto, ao completarem-se na formação familiar, os novos pais irão se harmonizar, como bem disse Papa Francisco na Filadélfia no VIII Encontro Mundial de Famílias, “O amor exprime-se em pequenas coisas, na atenção aos detalhes de cada dia que fazem com que a vida tenha sempre sabor de casa. A fé cresce, quando é vivida e plasmada pelo amor. Por isso, as nossas famílias, as nossas casas são autênticas igrejas domésticas: são o lugar ideal onde a fé se torna vida e a vida se torna fé.” Todavia, é  na essência mais pura do verdadeiro AMOR entre duas pessoas que fielmente compromete-se uma para com a outra na construção de uma nova FAMÍLIA!

EM TEMPO:


 Que o “A” deste AMOR, seja a “ALIANÇA” dessa UNIÃO e o da “ALEGRIA” e o “M” do verdadeiro “MATRIMÔNIO”, da “MATERNIDADE” e o AMOR de viver um para a FELICIDADE do outro e fazer deste “O” do AMOR uma perene “ORAÇÃO”, que cada um dos cônjuges possa abençoar a si e o outro, bem como os filhos gerados e adotados, restando o “R” do AMOR, que sempre deverá estar entre todo casal, que é o “RESPEITO”, traduzido pela confiança e fidelidade na RETIDÃO do caráter de cada um de vocês para com o outro, para que esse AMOR entre vocês, sempre seja RENOVADO, pois ele sempre estará ambiente do lar e sustentar a perseverança e maturidade da união do casal desde os primeiros momentos de NAMORO, para que o “sonho” de viverem juntos e constituir uma FAMÍLIA, um LAR, sempre há de estar alicerçada no AMOR, no verdadeiro comprometimento diante do altar nas trocas das alianças e da fidelidade do "SIM", com o recebimento do sacramento do Matrimônio com às Bençãos de Deus, "assim como um rapaz se casa com uma jovem, também te despoja aquele que te constroi. Assimo como a esposa é a alegria do seu marido, assim tu serás a alegria do teu Deus" (Is. 62,5).