quarta-feira, 8 de julho de 2015

Falta de efetivas políticas públicas de acolhimento aos idosos no Brasil



O cidadão brasileiro trabalha e aposenta-se e quando idoso, começa a peregrinação da humilhação e desrespeito, a começar com a diminuição dos seus rendimentos e aumentos dos remédios, péssima assistência médico-hospitalar, aumento da cobrança de tributos da receita federal nos seus vencimentos e não existência de casas de repousos para aqueles que necessitam de cuidados de suas famílias e que não podem arcar com tais custos.
As dificuldades dos idosos também aumentam e seus benefícios de plano de saúde tornam-se mais caros e a assistência do governo no setor da saúde é deficitária dificultando a demanda crescente de brasileiros chegando à idade senil, muitos vivendo em isolamento dentro de casa e sem recursos.
Quando possuem condições de mobilidade e discernimento e uma saúde controlada e saudável, tais necessidades não são percebíveis, entretanto uma faixa considerável deles não possuem tais condições e ficam a mercê de pessoas não qualificadas ou em permanente abandono físico e emocional, cuja depressão é comum aparecer, muitos deles levando ao suicídio.
O idoso precisa interagir-se com outros das suas faixas de idade e renovar novas amizades, em uma determinada época, eles percebem que os amigos de outrora, já não mais estão vivos eles passam a perceber que sua hora estar por vir e ficam deprimidos e ao entreter e proporcionar atividades diárias aos idosos é uma maneira de elevar as suas autoestimas e bom humor.
O quadro degenerativo da saúde aparece na situação dos idosos e é mais desesperadora para eles e para os seus familiares, cuja intolerância já começam aparecer, como temos visto, agressões físicas, emocionais e subtração de seus vencimentos para satisfazes aos gastos da família, renegando-lhes até o direito de serem assistidos com remédios entre outras barbáries.
Não basta termos a lei do Estatuto dos Idosos somente no papel, evidenciá-la na sua prática  efetiva e eficaz de uma política pública de assistência médica e psicológica, cuidado e acolhimento em lugares adequados para eles.


EM TEMPO:

O custo para manter um idoso numa casa de repouso está em torno de R$ 4 mil ou mais e na maioria das famílias não possuem estruturas físícas e financeiras para mantê-los, com investimentos e gastos com Cuidadores de Idosos, Enfermeiros, Médicos e Fisioterapeutas, além dos remédios.
José Sérgio dos Santos – Pedagogo

Professor Aposentado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário