Entre direitos e deveres legais e sociais, humanitário e
senso de cidadania, responsabilidades docentes e discentes, a escola tem que
ser um ambiente em que ambos os seguimentos sintam-se beneficiados e acima de
tudo acolhidos, com o devido prazer, sejam com cursos de qualificação e de
capacitação profissional, jogos de integração escolar e interescolar, gincanas,
festivais de músicas, dramaturgias e literaturas etc.
Seja a instituição escolar pública ou privada, confessional
ou militar, deve estar sempre acolhendo a comunidade da qual está inserida,
promovendo a integração local entre a escola e a família, oportunizando a todos
uma política educacional de prover possibilidades de crescimento e de
desenvolvimento da região, por exemplo, implantando condições em que cursos
extracurriculares, venham ao encontro às necessidades de alunos, pais e demais
vizinhos da escola.
Para que essas possibilidades tenham êxito, é importante que
a comunidade como um todo, colabore com a gestão escolar dando-lhe sugestões e
fazendo um levantamento das necessidades que as empresas ou famílias vizinhas
da escola necessitam para prover-se de mão de obra qualificada nas sugestões de
montar cursos e currículos que satisfaçam a todos, na formação de cidadãos
empreendedores. Para tanto, a responsabilidade das lideranças da comunidade em
preservar o bem público e privado, para que não venha ocorrer depredação da
escola, eis neste tocante a responsabilidade em que cada um para ser
beneficiado tem que colaborar com o êxito dos objetivos e metas almejadas.
EM TEMPO:
A escola e a comunidade tem que caminhar juntos numa parceria
em que ambas precisam ser ouvidas para bem comum, que ira prover a autoestima
de quem seja beneficiado pelos projetos desenvolvidos, pela integração dos
objetivos e desejos pessoais e coletivos.
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