O Cinema proporciona encantamento, reflexão e aprendizado e quando a escola desenvolve internamente espaço para um “Projeto Cinema na Escola”, possibilita aos estudantes o acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural e política no âmbito Escolar, em outras instituições escolares tiveram trabalhos bem acolhedores e estimulantes, tanto no âmbito do corpo docente que agregou valores e reforço pedagógico, quanto ao discente que se sentiram estimulados no processo ensino-aprendizagem, tal projeto como meio facilitador no processo pedagógico, no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o futuro professor, enquanto aluno, da narrativa audiovisual, para uma análise reflexiva do cotidiano educacional.
Desse modo, inspirando-se nesses exemplos, o cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, o Projeto Cinema na Escola propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa, principalmente, das produções estrangeiras, brasileiras e locais, procurando focar temática educacional e reflexiva do cotidiano familiar e escolar, bem como, de inclusão social, oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual, como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento, a partir do gosto pelo cinema, desenvolvendo o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral.
EM TEMPO:
O “Projeto Cinema na Escola” mostra uma importância fundamental ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola. O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos, pois, o aprendizado para ser efetivamente alcançado, muitas vezes, sair da rotina do cotidiano escolar, cabendo às equipes pedagógica e administrativa da instituição escolar proporcionar meios, que possam através de uma proposta curricular como essa, por meio ao acesso ao “Cinema”, servindo como um instrumento de debate e reflexão entre os alunos e professores, salutar na formação das crianças e adolescentes, além dos alunos adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário