segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aprendizagem da criança através das atividades lúdicas em casa e na escola.

É comum ouvir que, “é de criança que se aprende”, principalmente quando está brincando, seja isolada em seu quarto em casa, seja com os irmãos e pais, ou com amigos da vizinha, além também nas atividades pedagógicas na escola.
Através da brincadeira a criança tem a oportunidade de interagir com o seu mundo interior, criando, imaginando, vivenciando o imaginário da sua relação com o mundo exterior, dando sentido aos objetivos inanimados, transformando qualquer objeto que esteja no seu alcance e dá a eles vida. O brincar desenvolver na criança a sua autoestima.
Em casa, repete situações vivenciadas no cotidiano escolar, vice-versa na escola ela reproduz o ambiente de convivência familiar. Brincando com outras crianças de sua idade ou não, mesmo com adultos, ela tem a oportunidade de socializar-se e aprender com o outro, seja na ocupação do seu espaço, compartilhando emoções, vivências e tendo a oportunidade de compartilhar o seu pensar, sentir e o seu agir, seja através da dança, música, desenhos, compartilhamento dos brinquedos e jogos, por exemplo.
Ouvir e contar histórias são uma maneira de brincar, quando ainda elas são estimuladas a dramatiza-las, eis a oportunidade, para muitas delas, soltar-se e tornar-se inibidas perante aos colegas, mexe com as suas emoções e quebra a timidez e isolamento das demais crianças, passando a fazer parte do todo meio social, seja familiar, vizinhança e escolar.
Em casa os pais devem reservar um momento junto aos seus filhos para prover a recreação e estimulá-las nas brincadeiras, onde fortalece os laços afetivos entre eles e na escola, os professores devem intermediar o processo de interação em sala de aula ou nas quadras esportivas, as atividades pedagógicas tendo os jogos interativos como meio de desenvolver os aspectos essenciais do processo ensino-aprendizagem, nas modalidades diversas de jogos que estimulam o desenvolvimento físico e emocional, que leve os alunos a pensar e competir, aprendendo as regras de cada jogo, por intermédio da disciplina, sabendo “ganhar” ou “perder”, porém ter a consciência, mesmo brincando, o importante é participar, é competir.
EM TEMPO:

Portanto, o brincar desenvolve na criança os aspectos cognitivos, psicológicos e sociológicos, na convivência, respeitando por intermédio da convivência em grupo, mediada pelas diversidades de brincadeiras, os aspectos inerentes de cada criança, sua história de vida, condição social, cultura e religiosidade no processo de interação e de respeito de si e para com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário