quinta-feira, 20 de junho de 2013

A gestão democrática nas escolas públicas requer compromissos de todos os segmentos envolvidos, professores, pais, alunos, funcionários e da comunidade local.

O comprometimento é de todos os segmentos que se compõe a instituição escolar, bem como a própria comunidade na qual a escola se encontra, em relação à escolha democrática da gestão administrativa e pedagógica.
É a oportunidade cívica do exercício democrática da escolha da própria liderança da escola para que ela seja bem gerida com responsabilidade, por um determinado período e que busque satisfazer os asseios dos pais e alunos, com a capacidade administrativa e pedagógica dos seus pares, professores e funcionários para prover uma gestão de qualidade e que possam unir a todos em um único objetivo.
Conciliar interesses de toda uma comunidade escolar requer habilidades que possam interagir todos os seguimentos, por isso a escola deve criar os conselho deliberativo, tendo a participação de pais, alunos, professores e funcionários para que em parceria possa junto administrar com a direção da instituição escolar, eleita democraticamente pelos segmentos constituídos na execução das ações discutidas no projeto político pedagógico para que as metas possam ser alcançadas e revisadas periodicamente.
A escola pública precisa voltar-se para a realidade da localidade na qual ela encontra-se inserida, neste particular com a liderança dos seus gestores, possam ir ao encontro do desenvolvimento da comunidade, por isso na discussão da elaboração do Projeto Político Pedagógico os anseios e interesses de todos devem ser discutidos por todos, porque cada escola está inserida num contexto social diferenciado uma das outras regiões.
No pensar de uma escola pública de qualidade, requer que os sentimentos estejam voltados na cumplicidade dos alunos em querer estudar e aprender o que os professores ensinam e dos professores em proporcionar métodos e técnicas de ensino pedagógico que venham satisfazer os anseios dos seus alunos, por intermédios dos projetos elaborados com a integração multidisciplinar, todos devem estar engajados e serem cúmplices no bem-estar do desenvolvimento da gestão administrativa e pedagógica da escola para que os objetivos fins possam ser realizados.
EM TEMPO:

Num processo democrático da escolha dos diretores da escola, muitas vezes internamente pode dividir toda a comunidade escolar e os interesses particulares e de grupos, venham prejudicar a direção escolhida, portanto, não podemos deixar que os vícios da politicagem que impera fora dos muros da escola, venham dar exemplos negativos aos alunos na sua formação cidadão, pois é na gestão democrática que se tem a oportunidade do fortalecimento e unidade da comunidade escolar voltada para a qualidade de uma educação eficaz e eficiente.

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