Na escola de ensino infantil a
criança busca após de matriculada, na sua relação com a professora, mediante processo
interativo com ela, obter a referência com o adulto, que lhe é proporcionada pela
figura da professora que além de educar, cuidar e brincar, o grau de segurança
e confiança.
É a professora que contribui para
o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da
criança, no grupo da qual faz parte com outras crianças. A professora
representa a Instituição Escolar e desenvolve o saber das crianças, bem como
faz cumprir suas leis.
Nas relações entre professora e a
criança, tal vínculo se fortalece no carinho, no cuidado corporal, pela palavra
representada pela professora como se dirige pelo seu nome e a criança, que é
cativada pelo olhar, nos gestos e na atenção no fortalecimento das relações de
interação e empatia.
Tais relações fortalecem e
proporcionam no conjunto com as outras crianças entre si com a professora na
sala de aula, uma totalidade e convívio de sociabilidade, no surgimento da
atividade conjunta, ou seja, na participação de todos nas atividades lúdicas
mediadas pela pessoa adulta, neste particular, a professora.
Ela é a personagem atuante frente
as suas crianças, é a líder das atividades e estimuladas e desenvolvidas
pedagogicamente, mediante jogos coletivos, por exemplo, no processo de
sociabilidade e interação da criança no ambiente escolar na fase principal de
sua vivência no ensino infantil, por intermédio da competição, cooperação,
socialização, desenvolvimento da linguagem e da liderança em grupo.
Entretanto, as atividades
didático-pedagógicas no ensino infantil, pela cooperação, criatividade e
sociabilidade, proporcionarão na etapa seguinte de formação educacional,
condições e sustentabilidade na alfabetização da criança, que estará apta para
o aprendizado e aquisição de novos saberes.
EM TEMPO:
São de suma importância os
primeiros dias da criança na escola por intermédio do acolhimento proporcionado
pela professora, que neste particular, vista que a da formação dessa profissional
para atuar nos ensino infantil, culturalmente, há mais mulheres do que homens
formados. A participação e acompanhamento dos pais são salutares para a
criança, dando-lhe a segurança que não está abandonada, pois no grupo social
familiar, ela é alvo das atenções dos seus familiares e na escola infantil
passa ser uma parte de um todo, cujas atenções são compartilhas com as demais
crianças de sua idade, deste modo, ela terá que aprender a conviver e
conquistar o seu espaço no processo de sociabilização, por isso as técnicas
pedagógicas irão facilitar esse processo para a sua formação.
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