segunda-feira, 27 de maio de 2013

A utilização do jornal como material didático em sala de aula na formação do leitor cidadão.

Os professores podem e devem utilizar o jornal como material didático em sala de aula, independente da data de publicação, como meio de sensibilizar o interesse dos alunos na leitura do texto jornalístico e variados conteúdos da atualidade.
Na orientação de como ler um jornal, primeiro deve-se ler as manchetes, ou seja, títulos principais das notícias postadas na capa e contracapa, depois selecione a notícia que mais lhe chamou atenção, caso tenha pressa, leia o título e o primeiro parágrafo chamado de lead, neste é condensado o clímax da notícia o que efetivamente aconteceu, quer saber de mais detalhes, leia então o texto até o fim.
Dependendo do conteúdo jornalístico e qual área, o professor poderá utilizar nas disciplinas de geografia caso o fato ocorreu em determinada região ou pais, solicite aos alunos localizar a cidade e o pais, por exemplo.
Caso o conteúdo seja tabela de jogos, dado estatístico poderá ser explorado na matemática, no caso de um artigo, debater nas disciplinas de português, história, sociologia, filosofia entre outras.
Os professores, se possível, incentive os seus alunos a fazerem o Jornal Escolar, na orientação de criação de textos, pesquisas e elaboração do mesmo.
O papel de jornal sobrou, utiliza-se na disciplina de artes com a reciclagem e confecções de cestos e máscaras, enfim, assim, o aluno começa a interessar-se na leitura e criam-se hábitos pela leitura de jornal, desde o processo de alfabetização, incluindo-se neste contexto as revistas.
Atualizado, o aluno começa ter noção e consciência dos fatos da atualidade transformando-se um ser crítico e analítico do contexto social e político, como cidadão do mundo.
Dependendo do conteúdo ou profissão, fazer um clipping e arquiva os assuntos interessantes e importantes a serem lidos e relidos, quando necessários.
O importante que o leitor leia jornal todos os dias, seja impresso, seja on line, pelas redes sociais.
EM TEMPO:
A leitura tem que ser um prazer e não um processo do sofrer. O leitor tem que criar o habito da necessidade pela importância da leitura e não ficar alheio do mundo no qual ele convive e procura sobreviver.

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