sexta-feira, 31 de maio de 2013

Professor que não lê, vai ensinar o quê?

Tanto a nível médio, quanto superior, encontramos alunos ainda distantes do hábito diário de uma excelente leitura, mesmo que os mesmos estejam matriculados nos cursos de magistério ou de pedagogia, incluindo os demais cursos das áreas exatas, humanas e biológicas, querem ser professores, porém detestam ler, e, se não lê, vai aprender o quê?
Ler um texto já cansa e um livro nem pensar! É neste pensar que paira o problema, pois pensar dói à cabeça, refletir sobre uma frase, um pensamento, contrapor uma ideia, arguir e questionar, fica difícil o aluno contextualizar o que lê, no vê, no que sente e no que ele faz ou venha meditar e agir sobre esta ou aquela situação em que está vivendo ou presenciando no seu cotidiano, social, político e econômico.
Seja qual seja a profissão que exerçamos, é salutar estar sem inteirado da situação e da realidade local e global, das circunstâncias favoráveis ou contrárias, sonhos e realizações, para não cair no ostracismo e ver seus negócios, seus empreendimentos vir à baila.
Em sala de aula, uma das características necessária a um bom professor e a sua cultura, não basta o simples e básico conhecimento da matéria da qual está formado, e sim, da situação que ele transpassa aos seus alunos o seu cabedal de conhecimentos além da sua cátedra, saber levar o seu aluno a fazer interligações do assunto aprendido e discutido com as outras áreas do conhecimento. 
Para tanto, requer sim, por parte do professor uma leitura constante para estar atualizado e focado na realidade que vive e convive, frente às novas tecnologias e meios que o seu aluno ciberneticamente e “chispado”, que até vem de tablete para a aula e o professor não domina tais recursos e está desatualizado, como ele vai planejar didaticamente as suas aulas?
O professor não pode ser o leitor de um livro só, alimentar-se de uma única fonte ou ideia, conceito ou teoria e tese. Deve buscar e pesquisar em outras fontes e meios de informação e de formação, para que possa cada vez mais melhorar e agregar valores na sua formação permanente e de capacitação contínua.
Porém, seria em demasia culpa-lo, pois não esqueçamos que vivemos no Brasil, e os recursos financeiros que o professor dispõe para sua sobrevivência, não lhe dá o “luxo” de muitas vezes comprar uma revista, quiçá ter uma biblioteca descente e se as tem, muitas das vezes, adquiridas via doações ou compradas nas livrarias de sebo.
EM TEMPO:
Professor que lê, dá exemplo aos seus alunos e os incentiva a lerem também, indique livros, comente sobre os conteúdos dos mesmos, demonstre que conhece o conteúdo exigido a eles e faça correlações de ideias, debate os assuntos, enfim demonstre que a leitura é muito importante para os conhecimentos deles, pois assim, eles terão sempre o que comentar o que escrever e no que sonhar sentir, pensar e agir, sobre si, sobre a comunidade que vive e sobre o mundo no qual está inserido.


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