O aprendizado em sala de aula ou fora dela na escola vai além
das disciplinas básicas de alfabetização do saber ler e escreve conhecer a
ciência dos números dos quatros operações, somar, dividir, subtrair e
multiplicar, da noção de tempo e espaço dos fatos históricos e geográficos,
também entre tantas as mais diversas disciplinas curriculares que os nossos
alunos precisam estudar, tem aquelas que precisam buscar a sensibilidade pelas
artes cênicas, musicais, dramaturgia e plásticas, bem como, inteiração via educação
física pelas mais diversificadas modalidades do atletismo, dos esportes e
dança, onde o aluno aprende a respeitar o espaço do outro, a competir, perder e
ganhar e superar seus limites.
Muitas escolas já proporcionam aos seus alunos tais acessos
desta modalidade de incentivo à aprendizagem no reforço daquelas de formação
clássica, onde muitas vezes levam os alunos a não gostarem de estudar, pois as
disciplinas não despertam algo mais prazeroso, bem planejado, o aluno pode
aprender matemática pelos compassos de uma partitura musical e sensibilidade
por meio desta de criar um texto poético, um soneto, por exemplo, além de
interpretar uma letra de uma determinada canção, retratá-lo num desenho exposto
em tela, muito mais, dramatizar tal enredo numa peça teatral, onde o mesmo vai
interagir com os demais colegas através da linguagem expressa e criação
textual.
Quando os conteúdos são compartilhados durante no seu
planejamento com as demais disciplinas num processo didático pedagógico, entre
a teoria e prática de ação no desenvolvimento dos conteúdos socializados, há um
ganho significativo tanto para os professores que veem seus objetivos
atingidos, bem como os alunos que ganham no seu processo ensino-aprendizagem
agraciados e alcançados, tornando a educação escolar mais satisfatória e
realizadora para suas autoestimas.
EM TEMPO:
Já comprovado, quando os professores fazem dos seus conteúdos
uma paródia musical ou pequenas dramatizações, o lúdico do processo pedagógico
sensibiliza os alunos a interessar e gostar das disciplinas e assuntos
abordados, porque, queiram ou não, o ensino das artes e os esportes como
suporte pedagógico para a aprendizagem fazem com a escola torne-se mais
atraente e acolhedora socialmente, na interação social entre professor e
alunos, alunos e alunos, professor e professor, cuja meta é que todos possam
ter o processo ganha – ganha, e no final de cada etapa do ano escolar, haja
mais consciência do que foi feito o melhor para que a educação tenha tido um
salto de qualidade. Portanto, não tenhamos medo de ousar no planejamento de
suas aulas, professores, buscando parcerias entre si na socialização dos
conteúdos das diversas disciplinas do quadro curricular do seu curso, para o
bem e o crescimento da aprendizagem dos seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário