segunda-feira, 3 de junho de 2013

As artes e os esportes como suporte pedagógico para a aprendizagem.

O aprendizado em sala de aula ou fora dela na escola vai além das disciplinas básicas de alfabetização do saber ler e escreve conhecer a ciência dos números dos quatros operações, somar, dividir, subtrair e multiplicar, da noção de tempo e espaço dos fatos históricos e geográficos, também entre tantas as mais diversas disciplinas curriculares que os nossos alunos precisam estudar, tem aquelas que precisam buscar a sensibilidade pelas artes cênicas, musicais, dramaturgia e plásticas, bem como, inteiração via educação física pelas mais diversificadas modalidades do atletismo, dos esportes e dança, onde o aluno aprende a respeitar o espaço do outro, a competir, perder e ganhar e superar seus limites.
Muitas escolas já proporcionam aos seus alunos tais acessos desta modalidade de incentivo à aprendizagem no reforço daquelas de formação clássica, onde muitas vezes levam os alunos a não gostarem de estudar, pois as disciplinas não despertam algo mais prazeroso, bem planejado, o aluno pode aprender matemática pelos compassos de uma partitura musical e sensibilidade por meio desta de criar um texto poético, um soneto, por exemplo, além de interpretar uma letra de uma determinada canção, retratá-lo num desenho exposto em tela, muito mais, dramatizar tal enredo numa peça teatral, onde o mesmo vai interagir com os demais colegas através da linguagem expressa e criação textual.
Quando os conteúdos são compartilhados durante no seu planejamento com as demais disciplinas num processo didático pedagógico, entre a teoria e prática de ação no desenvolvimento dos conteúdos socializados, há um ganho significativo tanto para os professores que veem seus objetivos atingidos, bem como os alunos que ganham no seu processo ensino-aprendizagem agraciados e alcançados, tornando a educação escolar mais satisfatória e realizadora para suas autoestimas.

EM TEMPO:


Já comprovado, quando os professores fazem dos seus conteúdos uma paródia musical ou pequenas dramatizações, o lúdico do processo pedagógico sensibiliza os alunos a interessar e gostar das disciplinas e assuntos abordados, porque, queiram ou não, o ensino das artes e os esportes como suporte pedagógico para a aprendizagem fazem com a escola torne-se mais atraente e acolhedora socialmente, na interação social entre professor e alunos, alunos e alunos, professor e professor, cuja meta é que todos possam ter o processo ganha – ganha, e no final de cada etapa do ano escolar, haja mais consciência do que foi feito o melhor para que a educação tenha tido um salto de qualidade. Portanto, não tenhamos medo de ousar no planejamento de suas aulas, professores, buscando parcerias entre si na socialização dos conteúdos das diversas disciplinas do quadro curricular do seu curso, para o bem e o crescimento da aprendizagem dos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário