quarta-feira, 12 de junho de 2013

Incentive desde cedo o seu filho ou aluno a gostar de ler e escrever textos.


Criar o hábito pela leitura e incentivar os filhos em produzir textos é uma salutar sugestão aos pais como incentivo dentro de casa. Quando os professores encaminham atividades de exercícios e reforço pedagógico para que os alunos façam em casa, é um reforço para o processo ensino-aprendizagem, porém, sob a orientação dos pais para que eles sejam estimulados a executarem as tarefas solicitadas, entretanto, é para os filhos fazerem as atividades propostas e não seus pais.
Uma das ideias é ler um texto, conto ou poesia, solicitar depois que seus filhos reproduzam num caderno de atividade no lar, estimulando assim, atenção da sua audição e concentração de bom ouvinte. Pois, saber ouvir é uma arte, como também fazer às vezes um ditado e solicitar que simultaneamente o filho copie no que estará também estimulando a sua atenção e coordenação motora.
Solicitar ao filho que leia uma poesia ou um conto, semanas depois, solicitar-lhe que transcreva no caderno a poesia que leu ou o conto, você perceberá se ele tem lembranças do que leu. Lembre-se que a leitura deve ser sempre um prazer e nunca um meio de sofrimento para o seu filho ou aluno, você descobrirá com o tempo qual o estilo e tipo de leitura que ele passa interessar-me melhor ou gostar, seja contos, poesias, romances ou crônicas.
Sejam como pais ou professores, diante dos seus filhos ou alunos, símbolos e exemplos de bons leitores, leve-os sempre, quando puder, visitar bibliotecas, livrarias, banca de jornal e revistas ou feiras de livros e deixe-os escolher o livro que gostaria de ler, cobrando depois a leitura do mesmo.
Escrevam num caderno ou na lousa umas cinco palavras e solicite aos seus filhos ou alunos que crie um texto utilizando-as, fazendo uma pequena redação, de preferência limite entre 15 a 20 linhas, estimule a criatividade.
EM TEMPO:
Quando os filhos ou alunos são estimulados ao prazer da leitura, eles irão com fluidez ter a segurança em produzir textos, nada como criar o hábito de ler para poder bem escrever, terá condições de ter a capacidade de expor os seus pensamentos, ter argumentações e expor com consciência as suas ideias e defender seus pontos de vista sobre qualquer assunto ou situação do qual venha deparar, pois terá uma boa oratória e facilidade de escrever e produzir bons textos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário