quarta-feira, 5 de junho de 2013

Professor não é saco de pancadas, mais respeito e consideração!

Enquanto no Brasil os Professores não forem respeitados nas suas atividades laborais dentro e fora do ambiente escolar, para exercê-la terá que solicitar segurança de proteção física e emocional para cumprir as suas funções profissionais com tranquilidade e responsabilidade, estando eles, frente às violências que lhes são dirigidas, sejam verbais ou de qualquer outra natureza, sejam por Gestores das Escolas, Governantes, pais e alunos, não poderemos ter uma Nação livre e democrática, por isso o clamor de “Chega de AGRESSÃO aos PROFESSORES!”.
É um ato de covardia, já são uma categoria desvalorizada socialmente, baixo rendimentos que fazem sobrecarregar-se de múltiplas jornadas de trabalho na sua docência, levando ao estresse diário, horas e horas dedicando-se na preparação e pesquisas dos conteúdos a serem repassados aos seus alunos, correções de testes, provas e trabalhos de pesquisas solicitados, salas de aula lotadas de alunos, além de preocupar-se em ensiná-los, há uma preocupação em controlar a disciplina daqueles que vão para escola brincar com os colegas e agredi-los.
Com a ausência dos pais em apoiar os professores na escola, frente às atitudes delinquentes dos seus filhos, com uma ação atuante dos gestores escolares em escolas públicas e privadas na punição dos alunos transgressores, torna-se inviável um ambiente saudável para aquisição da aprendizagem dos demais alunos no ambiente escolar, privando o professor no seu direito de exercer com dignidade a sua cátedra, com tranquilidade sem sofrer quaisquer tipos de coação e agressões de variadas espécies.
Profissões essências no contexto social, como os professores, médicos, dentistas, advogados entre outros, no seu exercício laboral, serem vítimas de agressões diárias? Como poderemos compactuar com tamanha selvageria? Ficarmos atônitos frente tantas violências, gera-nos a sensação de fragilidade e descrédito com os governantes e poderes legislativos e do judiciário, pois a população tem que reagir e não ficar refém da delinquência social.
Perdeu-se a essência do amor, do respeito, do valor pelo outro ser humano, pelos mais velhos, é filho agredindo pais e professores, a ausência de uma fé religiosa e valores morais e éticos, está tornando a nossa sociedade desumana e cruel. Enfim, professores em sala de aula não é saco de pancadas.

EM TEMPO:


Lei tem, falta-nos é competência para que estas sejam efetivamente aplicadas. Enquanto não darmos limites dentro de nossas famílias na educação dos filhos, porque dizer “não” é a mais salutar lição de amor, cobrar responsabilidade dos pais no cuidar e no educar dos seus filhos, puni-los sim, pelos atos delinquentes acometidos, chama-los a responsabilidade e deixarmos de lado certas filosofias românticas de dar coberturas aos atos violentos dos filhos com os demais colegas na escola e com os professores em sala de aula, não teremos condições mais de incentivar qualquer pessoa de bem neste País em tornar-se um futuro profissional da educação para o exercício da sua cátedra no magistério, seja pelo baixo salário, seja pela violência física e moral, provinda dos alunos, muitas vezes dos próprios pais deles, não podemos ser mais cúmplices perante tamanha atrocidade perante a esta categoria de professores, deve a sociedade como um todo, respeitá-la e valorizá-la, além de protegê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário