sexta-feira, 7 de junho de 2013

Professor, um profissional esquecido que tem o seu real valor de educador.


Muito se comenta sobre os rumos da educação, teses e antíteses, discursos e opiniões das mais variadas, são emitidas por vários políticos, educadores, articuladores das mais variadas profissões, jornalistas e leigos, procurando dar uma solução a uma condição básica da sociedade, sobre a qualidade da educação das nossas crianças, jovens e adultos em todos os níveis da educação brasileira, do ensino infantil ao universitário, são tão frequentes as agressões sofridas por aqueles que ensinam que não podemos ficar alheios diante desta situação, e sempre ficar atento e denunciar tais agressões.
Tais pensamentos filosóficos perpassa pela qualidade que é oferecida na teoria e práxis educativa dentro ou fora da sala de aula, principalmente no que tange o papel social do profissional da educação, o professor, fruto da política educativa dos nossos governantes, leis e interesse de todos os seguimentos das instituições da nossa sociedade e valorizar esse profissional da educação, oferecendo-lhe condições de trabalho, pesquisa, segurança pessoal e emocional, haja vista ser a profissão de professor estressante, tamanha é a insegurança que em algumas escolas e universidades este convive para poder trabalhar, onde os objetivos deveriam ser o dele de ensinar e o do aluno aprender e estudar.
Todavia, ao longo dos anos, a figura do professor passa ser de um profissional esquecido, desvalorizado e sujeito a todas as dificuldades e traumas oriundos do exercício da mais nobre profissão, a capacidade de instruir e educar gerações para o exercício pleno da cidadania, para poder ensinar melhor as nossas crianças, jovens, adolescentes e adultos.
Qual valor você tem professor? Nem os mesmos ainda não possuem condições de analisar e pensar, qual é o valor de si próprio enquanto profissional. Como poderíamos então mudar essa situação? É proporcionar condições e de reflexão do devido valor que profissional que tem a sua militância de dedicar-se a formação e qualidade dos seus alunos para o exercício pleno de cidadania, como pessoas integras e honradas, promissoras e gestoras de opinião.
Desvalorizando a educação e desrespeitando aqueles profissionais que dentro da sala de aula, diariamente, sofrem todas as dificuldades que o exercício, nos dias de hoje, de repassar os conhecimentos devidos àqueles que necessitam e são ávidos pelo saber, tornarem-se profissionais em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, condições necessárias de sobrevivência pessoal e profissional, onde ninguém mais quer exercer a profissão de profissão de professor, pela desvalorização e crescente violência física, moral e profissional que são submetidos, mesmo tendo um teto salarial, muitos municípios e cidades, não são contemplados com uma remuneração que lhe dê condições favoráveis de trabalho.
Caso deseja-se uma nação próspera e livre, urgentemente precisamos ter um olhar diferenciado e de valorização ao profissional dentro e fora da sala de aula, não renegá-lo ao esquecimento, todos os profissionais em diversas áreas de atuação na sociedade, tiveram um dia um professor para ensiná-los. Professor um profissional esquecido que tem o seu real valor de educador.
 EM TEMPO:

Característica pessoal que um professor deve ter é a da facilidade de expressão; além de demonstrar gosto por ensinar; capacidade de iniciativa; ser paciente com os alunos; simpatia com o trato com seus alunos e colegas docente e técnico-administrativo; Autoconfiança; autocontrole; boa dicção; capacidade de comunicação; de convencimento; de observação; equilíbrio emocional; Professor um profissional esquecido que tem o seu real valor enquanto profissional dentro e fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário