terça-feira, 4 de junho de 2013

As relações afetivas e sociais da criança na escola no desempenho fundamental da figura adulta do professor como parâmetro de segurança e confiabilidade é de fundamental importância na sua formação.

Na escola de ensino infantil a criança busca após de matriculada, na sua relação com a professora, mediante processo interativo com ela, obter a referência com o adulto, que lhe é proporcionada pela figura da professora que além de educar, cuidar e brincar, o grau de segurança e confiança.
É a professora que contribui para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança, no grupo da qual faz parte com outras crianças. A professora representa a Instituição Escolar e desenvolve o saber das crianças, bem como faz cumprir suas leis.
Nas relações entre professora e a criança, tal vínculo se fortalece no carinho, no cuidado corporal, pela palavra representada pela professora como se dirige pelo seu nome e a criança, que é cativada pelo olhar, nos gestos e na atenção no fortalecimento das relações de interação e empatia.
Tais relações fortalecem e proporcionam no conjunto com as outras crianças entre si com a professora na sala de aula, uma totalidade e convívio de sociabilidade, no surgimento da atividade conjunta, ou seja, na participação de todos nas atividades lúdicas mediadas pela pessoa adulta, neste particular, a professora.
Ela é a personagem atuante frente as suas crianças, é a líder das atividades e estimuladas e desenvolvidas pedagogicamente, mediante jogos coletivos, por exemplo, no processo de sociabilidade e interação da criança no ambiente escolar na fase principal de sua vivência no ensino infantil, por intermédio da competição, cooperação, socialização, desenvolvimento da linguagem e da liderança em grupo.
Entretanto, as atividades didático-pedagógicas no ensino infantil, pela cooperação, criatividade e sociabilidade, proporcionarão na etapa seguinte de formação educacional, condições e sustentabilidade na alfabetização da criança, que estará apta para o aprendizado e aquisição de novos saberes.
EM TEMPO:

São de suma importância os primeiros dias da criança na escola por intermédio do acolhimento proporcionado pela professora, que neste particular, vista que a da formação dessa profissional para atuar nos ensino infantil, culturalmente, há mais mulheres do que homens formados. A participação e acompanhamento dos pais são salutares para a criança, dando-lhe a segurança que não está abandonada, pois no grupo social familiar, ela é alvo das atenções dos seus familiares e na escola infantil passa ser uma parte de um todo, cujas atenções são compartilhas com as demais crianças de sua idade, deste modo, ela terá que aprender a conviver e conquistar o seu espaço no processo de sociabilização, por isso as técnicas pedagógicas irão facilitar esse processo para a sua formação.

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