domingo, 9 de junho de 2013

Consciência cidadã, o seu colega de trabalho de serviços gerais é alfabetizado?

Um gesto de solidariedade humana e de consciência cidadã é observar se o seu colega que presta serviços de limpeza, vigilância, serve o seu café, cuida pela zeladoria do seu prédio ou é seu empregado doméstico, é efetivamente alfabetizado? Caso não seja, qual é a sua ação efetiva para que ele seja um cidadão que saiba ler, escrever, fazer as quatro operações matemáticas pelo menos, que este possa ser inserido com respeito e dignidade na sociedade que vive juntamente com você que teve as oportunidades que ele não pode ter.
Tais situações e facilmente encontrado em várias instituições, seja educacional, hospitalar, familiar entre outras, encontramos pessoas analfabetas que mesmo trabalhando anos, ainda possuem a dificuldade e o direito de poderem ser respeitadas e não segregadas dentro da instituição que prestam seus serviços como agentes de limpeza, segurança, jardinagem etc. Capacitá-los e incentivá-los para serem inserido no contexto social do qual fazem parte sem serem esquecidos ou carentes do direito de terem a oportunidade de um dia saber ler e escrever.
Oportunizar aqueles que não puderam ser alfabetizados na idade adequada, diante de inúmeros problemas que estas pessoas passaram em grande parte de suas vidas como luta pessoal de sobrevivência, ter o direito para acessar a luz do saber, elevará a autoestima e o benefício além de pessoal, porém coletivo, a começar pela sua família além da comunidade que faz parte.
Da construção civil ao setor, educacional, industrial e comercial, muitas instituições passaram a prover aos seus empregados meios de alfabetizá-los onde o retorno de pequeno, meio e ao longo prazo, irá trazer a satisfação do investimento, seja material ou imaterial na formação destes prestadores de serviço.

EM TEMPO:


Tantos e quantos exemplos em que pessoas humildes, tiveram a oportunidade de estudar, galgaram sucesso na vida em sociedade, sejam como advogados, juízes e desembargadores, médicos e professores, administradores e técnicos, entre tantas profissões que são oferecidos nos mercados de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário