terça-feira, 11 de junho de 2013

Pais omissos na educação dos filhos transfere a responsabilidade para a escola.

Por que somente recaem nos ombros dos professores as mazelas pela situação caótica na educação? Governos municipais, estaduais e federais divulgam informações institucionais de que investem fortunas na educação. Em contrapartida, os sindicatos (com ou sem enfoque político-partidário), em defesa da categoria dos professores, denunciam a péssima situação em que se encontra a categoria, que é desprestigiada pelos órgãos oficiais e muito mais por aqueles que deveriam estar nas praças e nas ruas de todas as cidades deste País, exigindo melhores condições de trabalho e de sobrevivência humana: os pais, cujos filhos são educados e ensinados por milhares de professores, como querer prover uma educação de qualidade para os nossos filhos se ficamos em casa calados? Como pais, que valor nós damos aos nossos filhos se também fazemos parte do sustentáculo de abandonar àqueles que também são importantes na formação deles? A escola precisa do apoio da família e vice-versa.
O compromisso de educar as crianças e o adolescente legalmente é dos pais, e o governo tem a obrigação de oferecer escola com qualidade para todos. Tendo consciência e respeito por aqueles que precisam se sujeitar ao indicativo de greve e ter que parar suas atividades em sala de aula para lembrar à sociedade que a educação neste País está falida, é um sinal que a educação escolar nos municípios, no seu estado da federação e no país como um todo, tem ser valorizada e a participação dos pais neste contexto é importante e não poderão ficar de braços cruzados. Vive-se a utopia, ano após ano, de que tudo vai melhorar, porém, tudo fica na mesma.
Uma categoria se humilha indo às ruas todos os anos para expor sua situação financeira e a sobrecarga de trabalho imputada pelas obrigações e responsabilidades do ofício que exercem, mas continua sendo desprestigiada por todos os lados. Pelo descompromisso dos pais, que só sabem reclamar dos professores de seus filhos, e pela falácia dos governos, que maculam os dados para explicar a impossibilidade de honrar seu discurso antes de assumir o poder, pois sempre utilizam a educação como pano de fundo para se elegerem.
EM TEMPO:

Professores se humilham indo às ruas todos os anos expor sua situação financeira, mas não têm apoio de quem deveriam ser os primeiros, os pais dos seus alunos. Com os professores, deveriam estar os pais numa manifestação de cidadania, nas ruas, seja num final de semana, fazendo-se solidários com aqueles que passam boa parcela do dia com seus filhos, levando-os ao conhecimento, dando-lhes uma aprendizagem para a vida. Profissionais que são tão trabalhadores e trabalhadores quanto os pais de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário