sábado, 8 de junho de 2013

Professores de Creches, cuidar com amor, educar e ensinar com responsabilidade.

Todo o início do novo ano letivo os pais começam a pesquisar onde deverão matricular seus filhos em idade pré-escolar, há pelo menos dez milhões de déficit de vagas para o ensino infantil nas idades entre zero a cinco anos no Brasil, por isso os pais e responsáveis, devem evitar coloca-las em casas assistencialistas, denominadas creches, sem a devida fiscalização dos poderes públicos da educação, onde atuam pessoas sem formação profissional para atender crianças faixa etária.
Para evitar procedimentos deploráveis, onde crianças indefesas correm o risco de serem até agredidas fisicamente até, além das agressões de cunho emocionais sob os cuidados de pessoas desqualificadas na formação assistencialista e pedagógica, do cuidar, ensinar e educar, não coaduna com atitudes que venham dar dor de cabeça aos pais pela escolha de uma escola de atendimento ao público infantil inadequada, os pais seja em qual quer etapa da vida dos seus filhos, devem interagir sempre com a escola que eles estão matriculados, acompanhar de perto e ser sempre vigilantes.
A preocupação também resulta na falta de uma educação de ensino infantil, não só para regiões urbanas bem como nas áreas rurais, para que as mães dessas crianças possam ser assistidas, cuidados e ensinadas adequadamente na sua faixa etária, porque tais preocupações existem mesmo onde não há escolas e pessoas leigas servem como cuidadoras de crianças, nas suas casas sem a maior condição de acolhê-las e supri-las de um cuidado e orientação didático-pedagógica favorável ao seu desenvolvimento físico, social e intelectual.
Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, como nos dias de hoje, portanto, já existia educação, com o princípio básico dar condições no ajustamento da criança ao seu ambiente de socialização e conquistas do seu espaço físico, mediante aquisição de experiências de gerações passadas.
Neste particular sentiu-se com o tem, qualificar as pessoas adultas no cuidar e educar essas crianças, com orientações pedagógicas, conteúdos e métodos didáticos ensinados nos cursos específicos de formação de professores de ensino infantil para atuarem em sala de aula.
Com um olhar mais técnico e profissional, temos que refletir que creche não é depósito humano de crianças, tão pouco, campo de torturas que ficam submetidas às crianças indefesas, sujeitas a qualquer tipo de agressões por parte de quem deveria protegê-las, pois quem cuida e educa, tem que em primeiro lugar gostar de crianças, ter paciência com elas, atenção redobrada as sobe proporcionar-lhes além de orientação de sociabilização, amor, carinho, afeto e cuidado com a sua segurança física, emocional e de repassar atividades adequadas as suas idades para a sua formação, como na recreação, na musicalidade, coordenação motora etc.
Os pais devem exigir, sim, da direção da instituição de ensino, o Projeto Político Pedagógico, para ter ciência, quais são os profissionais que atuam e se possuem qualquer formação específica, que quais os projetos didático-pedagógicos desenvolvidos, o método pedagógico que desenvolvem, bem como, a situação do estado das instalações de sala aula, brinquedos e do parque infantil, uma questão de segura física delas.
EM TEMPO:
Para o educador fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Santo Marcelino Champagnat, para educar as nossas crianças e adolescentes, antes de tudo, precisamos amá-las. Sem o amor do cuidar, sem a responsabilidade do educar, não vamos promover uma educação de qualidade.

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