Em qualquer curso de formação
pedagógica na gestão escolar, é de suma importância pelo menos uma disciplina
básica de noções de administração e de desenvolvimento pessoal e interpessoal,
para que o futuro gestor escolar possa ser bem preparado para as funções que
vai exercer.
Muitos os Estados da Federação,
já adotam o modelo de escolha dos gestores escolares via eleição direta, com a
participação da comunidade escolar, pais, alunos, professores, técnicos pedagógicos
e funcionários de apoio.
Toda instituição escolar é uma
organização que possuem pessoas que são gerenciadas, como indivíduos, são
movidos de sonhos, interesses, conhecimentos diversos, posições sociais
diferenciadas, culturas, religiosidade, hábitos e costumes que as distingue
umas das outras, porém na adversidade social do cotidiano escolar, os
contrários devem viver e conviver em harmonia para o bem comum, ou seja,
atingir um objetivo, uma meta, para prover a gestão como uma prestação de serviços
de qualidade, com eficiência e eficácia.
Entre a gerência e a regência, há
de se ter harmonia, administrar com organização, não sair do compasso, ou seja,
gerir os negócios da organização escolar com probidade, ética, sem desafinar em
suas ações para não desviar-se e cair no descaminho da corrupção e do fracasso
do não atingimento das metas e objetivos previamente com os seguimentos da
comunidade escolar, compromissos inerentes aos princípios educacionais, no
campo pedagógico cuja produção final é o de transmitir e produzir conhecimentos
considerados importantes aos seus alunos, além do administrativo, viabilizar
seus planejamento estratégico como logística ao corpo docente e discente, evitando
assim, maiores dissabores.
A partir do momento que os gestores
possuem a consciência o espírito coletivo da qual razão da existência da escola,
como administrador permeia condições e recursos necessários para alcançar os
objetivos gerais e específicos propostos pela sua equipe administrativa e
pedagógica, definidos claramente na linha e nos parâmetros organizacionais de
como proceder à gestão escolar, ancorada no Projeto Político Pedagógico, cujos
rumos foram delineados para o caminho a ser desempenhado pela Unidade Escolar,
cujos sonhos viabilizados pelos seguimentos da escola, formados por pais,
alunos, professores, gestores, técnicos pedagógicos e funcionários, propostos
para que o pensamento filosófico deles obtenha o mínimo necessário de sucesso.
EM TEMPO:
Planejar é almejar algo que possa
ser num futuro realizado ou não, porém revisto, em busca de uma satisfação
pessoal ou coletiva, na ânsia de querer o melhor para si, enquanto indivíduo na
busca de uma realização profissional seja como um todo, no campo da
coletividade, na progressão de uma sociedade justa e perfeita, para uma
comunidade que seja beneficiada pelo papel que a escola está inserida em
benefício de todos que dela passaram e que seus descendentes irão sempre precisar.
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