domingo, 2 de junho de 2013

O planejamento estratégico na organização escolar.

Em qualquer curso de formação pedagógica na gestão escolar, é de suma importância pelo menos uma disciplina básica de noções de administração e de desenvolvimento pessoal e interpessoal, para que o futuro gestor escolar possa ser bem preparado para as funções que vai exercer.
Muitos os Estados da Federação, já adotam o modelo de escolha dos gestores escolares via eleição direta, com a participação da comunidade escolar, pais, alunos, professores, técnicos pedagógicos e funcionários de apoio.
Toda instituição escolar é uma organização que possuem pessoas que são gerenciadas, como indivíduos, são movidos de sonhos, interesses, conhecimentos diversos, posições sociais diferenciadas, culturas, religiosidade, hábitos e costumes que as distingue umas das outras, porém na adversidade social do cotidiano escolar, os contrários devem viver e conviver em harmonia para o bem comum, ou seja, atingir um objetivo, uma meta, para prover a gestão como uma prestação de serviços de qualidade, com eficiência e eficácia.
Entre a gerência e a regência, há de se ter harmonia, administrar com organização, não sair do compasso, ou seja, gerir os negócios da organização escolar com probidade, ética, sem desafinar em suas ações para não desviar-se e cair no descaminho da corrupção e do fracasso do não atingimento das metas e objetivos previamente com os seguimentos da comunidade escolar, compromissos inerentes aos princípios educacionais, no campo pedagógico cuja produção final é o de transmitir e produzir conhecimentos considerados importantes aos seus alunos, além do administrativo, viabilizar seus planejamento estratégico como logística ao corpo docente e discente, evitando assim, maiores dissabores.
A partir do momento que os gestores possuem a consciência o espírito coletivo da qual razão da existência da escola, como administrador permeia condições e recursos necessários para alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela sua equipe administrativa e pedagógica, definidos claramente na linha e nos parâmetros organizacionais de como proceder à gestão escolar, ancorada no Projeto Político Pedagógico, cujos rumos foram delineados para o caminho a ser desempenhado pela Unidade Escolar, cujos sonhos viabilizados pelos seguimentos da escola, formados por pais, alunos, professores, gestores, técnicos pedagógicos e funcionários, propostos para que o pensamento filosófico deles obtenha o mínimo necessário de sucesso.
EM TEMPO:
Planejar é almejar algo que possa ser num futuro realizado ou não, porém revisto, em busca de uma satisfação pessoal ou coletiva, na ânsia de querer o melhor para si, enquanto indivíduo na busca de uma realização profissional seja como um todo, no campo da coletividade, na progressão de uma sociedade justa e perfeita, para uma comunidade que seja beneficiada pelo papel que a escola está inserida em benefício de todos que dela passaram e que seus descendentes irão sempre precisar.


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